CORPO A CORPO COM A LINGUAGEM
(...) E a história humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogo, nos prostíbulos, nos colégios, nas ruínas, nos namoros de esquina. Disso quis eu fazer a minha poesia, dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não têm voz. (...)
Ferreira Gullar, trecho de artigo publicado em 1999.
DO CONCURSO E SEUS OBJETIVOS
O presente concurso é uma iniciativa da Equipe de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e faz parte da segunda etapa do Projeto Pedagógico da Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino, que vem sendo implementado em 2011, denominado “Veredas Literárias – rumo à terra sem males”.
O concurso almeja incentivar, aglutinar, socializar e valorizar as produções elaboradas pelos alunos como fruto da abordagem da temática “Duque de Caxias – Terra Paratodos”, que está sendo desenvolvida, neste trimestre, pelos Dinamizadores de Leitura e de Biblioteca em nossas escolas, e cuja proposta consiste em pesquisar, registrar e compartilhar a história e as histórias de nossa cidade, enaltecendo nosso povo e nossa terra.
Assim, este concurso pretende que, utilizando-se como estratégias as mais diferentes práticas leitoras, os alunos de nossas unidades escolares sejam incentivados a produzir, valendo-se das mais diversificadas linguagens e manifestações artísticas, trabalhos que resultem da expressão de sua subjetividade acerca de sua relação com sua escola, seu bairro e sua cidade, ou que sejam fruto de pesquisas, entrevistas e recolha de relatos e de causos com outros membros da comunidade escolar.
Esta ação, portanto, tem como objetivo promover um resgate da memória do município de Duque de Caxias e da identidade de seus moradores, não só pelo conhecimento dos fatos históricos que marcaram a existência da cidade desde os seus primórdios, mas, principalmente, através das trajetórias e vivências dos cidadãos duquecaxienses; compondo um acervo inédito, original e múltiplo, de relatos e depoimentos que expressem e traduzam a relação afetiva de nossos alunos e de seus familiares com o lugar em que vivem.
DOS PRAZOS
· O concurso seguirá o seguinte cronograma:
Agosto |
23 | Prazo final para entrega dos trabalhos das categorias que não se apresentam |
24 a 1º/09 | Semi-finais das “categorias de palco” |
Setembro |
02 | Divulgação dos finalistas de todas as categorias |
06 | Final das “categorias de palco”; avaliação e definição dos vencedores das demais categorias |
08 | Divulgação dos vencedores de todas as categorias |
13 | Premiação de todas as categorias do Concurso |
Olá pessoal, já havia visitado este nosso blog e agora depois de mais uma visita estou muito feliz, principalmente por saber que nosso aluno está na final. Saibam que adorei participar deste concurso e que é uma grande oportunidade de descobrirmos talentos. Espero que no próximo ano tenhamos um outro concurso... abraços ...Inês Braga
ResponderExcluirGostaria de parabenizar toda a equipe de leitura pela iniciativa deste concurso e os dinamizadores das salas de leitura pelas produções !!!
ResponderExcluirAcredito que os vencedores são todos os alunos da rede de Caxias que tiveram a oportunidade de experimentar, vivenciar, criar...
Nada melhor do que tornar a ESCOLA VIVA !!! Como dizia Paulo Freire :
"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura,que marcha, que não tem medo do risco, por isso,que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa,em que se atua, em que se cria,em que se fala, em que se ama, em que se adivinha,enfim, a escola que apaixonadamente diz sim à vida."
Lindos os trabalhos! Parabéns! É encantador percebermos a superação das dificuldades cotidianas através da arte e criatividade.
ResponderExcluirPaloma